31/03/2009

Brasil tem poucos servidores públicos, segundo Ipea

De acordo com levantamento do IPEA, a participação do emprego público é pequena no Brasil. O percentual de servidores entre o total de ocupados não chega a 11% e não chega a 6% se comparado a toda a população.

Comparando-se com o total de ocupados, o Brasil tem menos servidores que todos os parceiros do Mercosul, fica atrás de países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Austrália e muito atrás de Dinamarca, Finlândia e Suécia.
No Brasil, dos 189 milhões de habitantes, cerca de 10 milhões estão empregados no setor público – algo ao redor de 5,3 %. No Nordeste, esse percentual é menor – 5,15% da população empregada no setor público.

Em relação ao número de pessoas ocupadas no país, os servidores públicos representam 10,7%. Número bem inferior ao registrado em outras nações. A pesquisa derruba o mito de que há muitos servidores públicos no Brasil. Há muitas instituições carentes de mão-de-obra. Então, que venham os concursos!!!

Fonte: Ipea

Madonna antes e depois do Photoshop

A primeira e a segunda versão de uma foto da rainha do pop Madonna. A mágica da computação gráfica que transforma a namorada de Jesus Luz. Encontrei no blog Antena Paranoica

Clique na imagem para ampliar

30/03/2009

Traxx pode parar importações por Fortaleza

A montadora Traxx pode parar de importar motos por Fortaleza ainda este ano. Manaus seria a porta de entrada dos veículos, segundo informou o presidente da empresa Zhou Yu em entrevista à Isto É Dinheiro. A revista publicou esta semana uma matéria que mostra a guerra enfrentada por Yu com os revendedores brasileiros da marca. Atualmente, na capital cearense, ficam a presidência e os setores administrativo/financeiro, de pós-venda e trade-marketing.

Leia mais aqui

O mesmo foco

Charges publicadas no jornal O POVO e revista ISTO É trouxeram um mesmo olhar para o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Abaixo, na ordem, aparece primeiro a charge da revista edição 2055. Em seguida, vem a do jornal, publicada sexta-feira, dia 27 de março.


27/03/2009

Mercado S/A: notícias de economia

  • A BRA volta de cara nova ao mercado. No site http://www.voebra.com.br/ já é possível ver a pintura dos aviões que em poucos dias estarão sobrevoando o país.
  • Bairro Novo ganha impulso com programa de habitação.
  • Shopping: Ceará ocupa 10º lugar em número de empreendimentos.

Veja no MERCADO S/A

Pirataria sem limites


CD, bebidas, cigarros. Uma infinidade de produtos tem versões clandestinas. Mas essa foi a primeira vez que vi um animal pirata. A imagem recebi por e-mail. Que nome você daria para esse leão cachorro ou cachorro leão?

26/03/2009

Novo blog sobre economia e trabalho



A experiência no mundo dos blogs tem me fascinado. Como resultado, resolvi me aventurar criando um novo blog: Mercado S/A. É um espaço que aborda informações sobre economia e trabalho, temas com os quais sempre tive afinidade. Economia foi tema, inclusive, da minha monografia na graduação. No jornal O POVO, quando repórter, também pude ter um contato mais próximo com esse universo trabalhando no Núcleo de Negócios. Agora volto a escrever. Quem quiser dar uma olhadinha, está feito o convite. É só clicar Mercado S/A

Descoberto porão secreto na casa de Padre Cícero



"Uma descoberta está intrigando Juazeiro do Norte. Na reforma que foi feita recentemente na casa onde morou Padre Cícero, encontrou-se no quintal uma espécie de porão secreto. Ninguém sabe dizer ao certo o motivo da misteriosa construção. Imagina-se que tenha servido de depósito de armas.Em duas ocasiões, Juazeiro recebeu farto aparato bélico. Em 1914, quando a cidade promoveu uma revolução contra o governo estadual, com apoio do então presidente da República, Hermes da Fonseca. E em 1926, quando Lampião foi convocado para enfrentar a Coluna Prestes em sua passagem pelo Ceará.A informação sobre a descoberta do porão - e a foto acima - é do blog do meu amigo juazeirense Daniel Walker, um dos mais dedicados pesquisadores sobre a vida de Padre Cícero. " do Blog do Lira Neto

A nota dos prefeitos

Pesquisa Datafolha mostra avaliação de prefeitos de nove capitais. Luizianne Lins, de Fortaleza, aparece em sexto lugar. Veja as notas

Ranking dos prefeitos
1º — Beto Richa (PSDB) — Curitiba (PR): 7,8
2º — Dário Berger (PMDB) — Florianópolis (SC): 6,2
3º — José Fogaça (PMDB) — Porto alegre (RS): 5,8
4º — Márcio Lacerda (PSB) — Belo Horizonte (MG): 5,8
5º — Gilberto Kassab (DEM) — São Paulo (SP): 5,8
6º — Luizianne Lins (PT) — Fortaleza (CE): 5,8
7º — Eduardo Paes (PMDB) — Rio de Janeiro (RJ): 5,6
8º — João da Costa (PT) — Recife (PE): 5,5
9º — João H. Carneiro (PMDB) — Salvador (BA): 5,1

O Datafolha pediu aos entrevistados em nove capitais que dessem nota de 0 a 10 ao prefeito de sua cidade. O ranking é feito a partir da nota média de cada um. O desempate leva em conta as taxas de aprovação e reprovação.

Nota de Luizianne diminui

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins , viu sua nota encolher de 6,4 para 5,8. Agora aparece em sexto lugar. Antes ocupava a quarta posição.

25/03/2009

Como estou escrevendo?


Do site Kibeloco: placa em caminhão que circulava em estrada brasileira.

Ceará receberá 51 mil casas com novo programa de habitação

O Sudeste lidera o ranking de regiões do país com o maior número de moradias previstas no pacote habitacional que o governo lançou nesta quarta-feira, o "Minha Casa, Minha Vida". De um total de 1 milhão de unidades previstas, 363.984 (36,4%) serão construídas na região, sendo 183.995 apenas em São Paulo, Estado que lidera a lista por unidades federativas.Em seguida está o Nordeste, com um total 343.197 moradias (34,3%). Os estados da Bahia (80.744), do Maranhão (72.756) e do Ceará (51.644) serão os maiores beneficiados na região.

Fonte: Folha On Line

Festival Palco Giratório começa dia 30 de março

A primeira cidade a receber o o Festival Palco Giratório Brasil 2009 este ano é Fortaleza. O evento será realizado a partir do dia 30 de março. Será um mês inteiro marcado por apresentações teatrais, entre teatro de rua, dança, teatro infantil, teatro adulto e teatro de animação, compondo um universo artístico espalhado nos quatro cantos da cidade. Além dos espetáculos, a programação do Festival terá ainda o programa Pensamentos Giratórios, com mesas redondas, leituras e debates, na busca de uma política cultural que conjugue criação de platéias e mercados, difusão e estímulo à produção ao desenvolvimento da linguagem em Artes Cênicas.

Em Fortaleza o Festival contará com 32 espetáculos – três deles com duas sessões - apresentados por 27 grupos de nove estados e atividades do programa Pensamentos Giratórios. Com isso, pretende atingir um público total de 30 mil pessoas, entre participantes e platéia.

Fonte: O POVO on Line

Miss Ceará e suas concorrentes

A representante do município de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza, venceu o concurso Miss Ceará 2009. Khrisley Karllen vai representar o estado no Miss Brasil, que será realizado no dia 9 de maio, no Memorial da América Latina em São Paulo.


Concorrentes da cearense ao título de mulher mais bonita do Brasil estão sendo escolhidas em todos os estados do país. Veja algumas das eleitas.

24/03/2009

Diárias de hotéis registram quedas em todo o mundo

A queda dos preços das diárias nos hotéis se acelerou em todo o mundo, alcançando uma média de 12% no último trimestre de 2008 e seu nível mais baixo em quatro anos, segundo o índice de preços do site de reservas on-line Hotels.com, publicado nesta terça-feira."A queda dos preços afetou pricipalmente a América do Norte (-12%), depois a Europa, o Caribe e finalmente a América Latina", indicou David Roche, presidente do Hotels.com, citado no estudo. "2009 será sem dúvida o ano para viajar com pouco dinheiro", concluiu.

Fonte: Mercados & Eventos

Cai tempo para abertura de empresa

O tempo médio que se leva para abrir uma empresa no Brasil diminuiu. E a queda foi significativa. Hoje, esse tempo que já foi de 152 dias é de 20 dias. A informação está numa pesquisa elaborada pelo Sebrae. Em Fortaleza e em Juazeiro do Norte a espera chega a 25 dias, como mostra matéria publicada pelo jornal DCI. Em Maceió é onde mais fácilmente pode-se abrir um negócio. Na cidade, gasta-se, em média, três dias para obtenção de alvará definitivo.

Veja em Mercado S/A

Entulho na linha do trem

Como consequência da ineficiência do poder público, a população acaba por tomar iniciativas para solucionar os mais diversos tipos de problemas. Em Fortaleza, no bairro São João do Tauape, as péssimas condições de conservação de uma passagem de nível fizeram os moradores tomar uma atitude: colocar entulho para substituir o asfalto que sumiu com as chuvas. A solução precária pode representar riscos de acidentes. Na linha férrea que corta o bairro, passam pesados trens de carga que chegam e saem do Porto do Mucuripe.

19/03/2009

Copa 2014: Fifa apresenta cidades candidatas com foto trocada


A cidade de São Paulo, no site da Fifa, está situada no litoral. E ainda possui um forte dentro do mar. A imagem que representa a capital paulista trata-se, na verdade, de uma foto da cidade de Salvador. Houve um erro.

Já a cidade de Fortaleza está bem representada pela Catedral da Sé. O texto de apresentação da candidata cearense mostra um pouco da história, futebol e atrações turísticas locais.
Veja a página das 17 cidades candidatas

Mercado S/A: notícias de economia

  • A Dasa (Diagnósticos da América S.A.) assinou contrato de compra da Unimagem em Fortaleza, finalizada em janeiro de 2009.
  • Um total de 400 carros perdidos. A chuva que atingiu São Paulo esta semana inundou o pátio da Ford, na cidade de São Bernardo do Campo.
  • Restaura Jeans quer abrir loja em Fortaleza.
  • Brasil tem 8,5 milhões de artesãos.

    Notícias do blog Mercado S/A

17/03/2009

Ingresso para o espetáculo do Cirque du Soleil sobe mais de 100%

Os ingressos para o espetáculo Quidam, que o Cirque du Soleil começou a vender na última quinta-feira (12) no Brasil, estão mais de 100% mais caros do que os de Alegria, que foram vendidos no ano passado.

Os mais baratos, que são os do Setor III, custaram R$100 em Porto Alegre, na turnê anterior. Agora passam a R$230 em todas as nove cidades, inclusive Salvador, que recebe a trupe pela primeira vez.

Com informações do Correio da Bahia

Ceará visto na Romênia e Síria

O seriado de tv "Morangos com Açúcar" de Portugal teve cenas gravadas no Ceará. E o que foi filmado por aqui poderá ser visto por outros países. É que o programa também é veiculado na Síria e Romênia. Bom para o nosso Estado, que passa a ser mais conhecido. Quem sabe a Setur não aproveita a onda e faz uma divulgação nesses países também, hein? Fica a sugestão.

Em tempo

Aqui no Brasil, a Rede Record dedicou longos minutos a uma matéria sobre o humor cearense. Mas não foi só isso. A reportagem do programa Domingo Espetacular do dia 15 de março também mostrou belezas naturais e a culinária local.

16/03/2009

Tropicaliente terá "remake" e Ceará pode ser cenário

Um remake de "Tropicaliente", escrito por Walter Negrão e direção de Marcos Paulo, é o mais cotado para entrar no lugar de "Paraíso" que estreia hoje, apesar de outros nomes correrem por fora. A informação está na Coluna do Flávio Ricco, no UOL.

O Ceará seria novamente cenário? Existe grande chance, segundo informações publicadas em diferentes sites. Marcos Paulo já declarou sua paixão pelo Estado. O diretor esteve na terrinha recentemente gravando Malhação.

Fortaleza entre os destinos da BRA

Fortaleza estará entre os destinos em que a BRA vai atuar quando voltar a voar ainda neste mês de março. Nesta segunda-feira, dia 16, informou que retomará as atividades com um investimento de R$ 6 milhões e tendo como foco o turismo.

Com base no Aeroporto de Guarulhos, a BRA vai oferecer pacotes turísticos para Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Caldas Novas (GO) e Fortaleza (CE), entre outros destinos. Oferecerá, também, pacotes para o Nordeste, a partir do aeroporto de Goiânia e Uberlândia (MG). A oferta semanal será de 1.300 lugares para pacotes turísticos.

Com informações do JC on line

Educação: problemas de escolas de Fortaleza retratados no "O Globo"

Duas escolas de Fortaleza ganharam espaço na mídia nacional por um motivo nada nobre. Elas apareceram em uma matéria publicada pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, como exemplo de estabelecimentos de ensino com estruturas precárias. Confira o trecho da matéria abaixo:

"Em Fortaleza, até dez dias atrás, uma lamparina a querosene era a alternativa de iluminação na escola Bem Me Quer. Foi a solução diante das goteiras, dos curtos-circuitos e do risco de choque para os 210 alunos e os professores. Na Rui Barbosa, o teto de uma sala desabou ano passado. Os alunos ficaram um mês sem aula. Para os 660 alunos da Bem Me Quer e da Rui Barbosa, o ano começará com atraso. Eles serão transferidos para uma unidade que está sendo construída, com 15 salas, quadra poliesportiva, auditório e refeitório. Parte da obra deve ficar pronta em 2 de abril."

A matéria retrata problemas identifcados em oito estados brasileiros: Rio, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas e Amazonas. O Globo encontrou salas de aula vazias por falta de professores ou problemas de infraestrutura nas escolas. Há alunos sem aula por causa de goteiras, inundações, ratos, cupim, carteiras quebradas e paredes destruídas.

14/03/2009

Brasil terá primeira moto flex

A Moto Honda da Amazônia é filial da montadora japonesa no Brasil. No final desse mês ela lançará no País a primeira motocicleta do mundo com tecnologia flex - uso de gasolina e álcool como combustível. A moto será a CG 150 Titan Mix (foto). Preço: R$ 6,3 mil.

Fonte: Isto É Dinheiro

Os mais ricos do Brasil

Segundo ranking da Revista Forbes

1º - Eike Batista (Grupo EBX) - US$ 7,5 bilhões
2º - Joseph Safra (Banco Safra) - US$ 7 bilhões
3º - Jorge Paulo Lemann (Ambev)- US$ 5,3 bilhões
4º - Aloysio de Andrade Faria (Grupo Alfa) - US$ 3,1 bilhões
5º - Dorothéa Steinbruch e família (CSN) - US$ 3 bilhões
6º - Antonio Ermirio de Moraes e família (Votorantim)- US$ 2,8 bilhões
7º - Marcel Herrmann Telles (Ambev) - US$ 2,4 bilhões
8º - Moise Safra (Banco Safra) - US$ 2,1 bilhões
9º - Carlos Alberto Sicupira (Ambev) - US$ 2,1 bilhões
10º - Abilio dos Santos Diniz (Grupo Pão de Açúcar) - US$ 1,5 bilhão

Copa: Trânsito ameaça candidatura de Fortaleza

O trânsito seria uma das preocupações da Fifa em relação à candidatura de Fortaleza para ser uma das subsedes da Copa de 2014. Antes mesmo do anúncio da escolha do Brasil, um relatório elaborado por uma comissão de inspeção da entidade desqualificava seis cidades por apresentarem problemas preocupantes, principalmente em relação ao transporte público. Seriam elas: Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, Rio Branco, Fortaleza e Maceió. Esta última já fora da disputa.

As informações estão numa nota publicada no site da revista Placar. O veículo é o mesmo que numa outra matéria "antecipa" a lista das doze cidades escolhidas pela Fifa. Fortaleza, apesar dos problemas de trânsito, seria uma das escolhidas para sediar jogos.

13/03/2009

Gol lança promoção para aniversário de Fortaleza

A Gol vai facilitar a vida de quem quer visitar Fortaleza no período em que a cidade estiver festejando seus 283 anos. Clientes que comprarem os bilhetes entre os dias 14 e 31 de março pela internet, partindo de diversas cidades brasileiras (Belém, Belo Horizonte, Brasília , Campinas , Curitiba , Florianópolis, Imperatriz, Natal , Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo, Teresina e Vitória) para a capital cearense pagarão apenas pela passagem de volta. A tarifa é válida apenas para viagens de ida e volta para voos realizados de 13 a 15 de abril, com permanência mínima de duas noites e máxima de dez. Só lembrando: o aniversário da capital cearense é 13 de abril.

Com informações do Mercados & Eventos

Ceará, lítio e o futuro da indústria automobilística

As empresas fabricantes de veículos investem no desenvolvimento de carros elétricos, com baterias de lítio, semelhantes às já utilizadas em computadores portáteis (notebooks). As baterias de lítio desenvolvidas para automóveis têm metade do peso daquelas feitas de níquel. Outras vantagens: armazenam o triplo de energia e geram o dobro de potência. Alguns carros podem chegar a ter 450 quiolômetros de autonomia utilizando bateria de lítio. É pouco menos da distância entre Fortaleza e Natal (530 km).

E o Ceará?

As reservas conhecidas de lítio no mundo estão concentradas em poucos países. Na nossa vizinha Bolívia estão 50,5% delas. Em seguida vem Chile (28,1%), China (10,3%), Estados Unidos (3,8%) e Brasil (1,3%). Em terras brasileiras, as reservas estão divididas entre dois Estados: Minas Gerais e Ceará. O assunto é tema de matéria na revista Época (nº 564).

Definitivo: Arapuã vai à falência



Depois de 10 anos de um processo de concordata, as lojas Arapuã tiveram sua falência decretada pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A defesa da empresa não conseguiu comprovar a possibilidade de recuperação financeira. Cabe recurso da decisão.

A turma seguiu o entendimento do desembargador convocado Carlos Fernando Mathias, que aceitou pedido da empresa credora Primafer contra novo prazo de restruturação. Em 1998, a Arapuã pediu concordata com um plano de pagamento em dois anos para seus credores quirografários, que são aqueles com preferência para receber as dívidas. Segundo o acordo, a empresa pagaria dois quintos no primeiro ano e o restante no seguinte. No entanto, isso não aconteceu.
Posteriormente, a Arapuã apresentou plano de reestruturação que incluiu a criação de duas novas empresas e transferência dos ativos para elas e o pagamento das dívidas em 10 anos. Os pagamentos, no entanto, não aconteceram.

11/03/2009

Cirque du Soleil: definida data de estréia em Fortaleza


Começa no dia 11 de junho, em Fortaleza, a nova turnê do Cirque du Soleil no Brasil. A terceira temporada do grupo pelo país apresenta o espetáculo "Quidam", e vai passar por nove cidades ao longo de quase um ano de exibições.Apresentado pela primeira vez no Canadá em 1996, "Quidam" é o terceiro show do grupo no Brasil, após apresentações de "Saltimbanco" (criado em 1992 e apresentado no Brasil em 2006) e de "Alegría" (que estreou em 1994 e excursionou pelo país em 2008).

Depois de Fortaleza, o espetáculo passa por Olinda (a partir de 9 de julho), Salvador (13 de agosto), Brasília (18 de setembro), Belo Horizonte (23 de outubro), Curitiba (4 de dezembro), Rio de Janeiro (8 de janeiro de 2010), São Paulo (26 de fevereiro de 2010) e termina sua turnê em Porto Alegre (27 de maio de 2010). Os ingressos têm preços que variam entre R$ 230,00 e R$ 490,00. As apresentações serão sempre às quintas-feiras, às 21h, aos sábados, às 17h e 21h e aos domingos, às 16h e às 20h.

Fonte: UOL

Excomunhão vira tema de cordel

A EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA
Miguezim de Princesa

I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.

II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.

III
Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.

IV
Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.

V
O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.

VI
Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.

VII
É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.

VIII
Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.

IX
Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.

X
E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.

BRA volta em 21 de março

A companhia aérea BRA voltará a voar no dia 21 de março. A empresa, que está em recuperação judicial e não voa desde novembro de 2007, já começou a vender voos de fretamento e de charter, destinados a pacotes de agências de viagens. “Não temos planos de voltar a competir no mercado de voos regulares”, disse Danilo Amaral, CEO da companhia aérea BRA, a Época NEGÓCIOS.

Veja matéria aqui

10/03/2009

Copa 2014: cidades escolhidas, segundo revista

O site da revista Placar diz ter antecipado a lista que a Fifa só vai divulgar no dia 20 de março. A publicação apresentou os nomes das capitais que vão abrigar jogos do mais importante campeonato de futebol do mundo. Haveria apenas uma dúvida entre Manaus e Belém. As demais seriam: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza.

Vida ameaçada nas dunas



Caminhar pelas dunas está no roteiro de qualquer pessoa que vai às praias cearenses. Mas um passeio aparentemente inocente pode significar uma agressão ao meio ambiente. A foto desse post mostra um ninho encontrado em Canoa Quebrada, numa área de dunas. Há poucos metros do ninho, durante o carnaval, passavam vários carros.

Existe vida sim nas dunas. É preciso que fiquemos atentos para que o turismo irresponsável não distrua esse patrimônio que ainda temos.

Sacolas da discórdia

Um dia sem sacolas plásticas. A proposta colocada em prática durante uma campanha de uma rede de supermercados de Fortaleza gerou várias reações. Muitos clientes aderiram à idéia, mas outros reagiram mal. Na loja do Mercadinhos São Luiz da avenida Pontes Vieira presenciei uma senhora revoltada exigindo as sacolas. Ela disse ao caixa que a empresa tinha a obrigação de fornecer as sacolas. Reclamou e foi atendida.

Outros dois clientes disseram que iam denunciar o caso à imprensa. Ouvi também pessoas falando que a campanha serviria apenas para aumentar as vendas das sacolas retornáveis no supermercado.

A campanha, porém, teve adesão de muita gente. Inúmeros foram os clientes que trocaram as sacolas plásticas pelas retornáveis. Destaco ainda, que além de incentivar essa prática, o supermercado também exibiu vídeos com reportagens sobre danos ambientais promovidos pelas sacolinhas.

Podia ser melhor

A rede de supermercados poderia ter ganho mais adesões na campanha se tivesse vendido a preço menor ou mesmo distribuído sacolas retornáveis. Preferiu vender por R$ 1,99. Para quem estava fazendo compras grandes ficou caro ter que comprar mais de uma sacola. Assim, o sacrifício ficou mesmo por conta do consumidor e dos funcionários que tiveram que passar o dia dando explicações.

09/03/2009

Veja digitalizada

A revista Veja disponibizou seus arquivos em versão digital (www.veja.com.br/acervodigital). É possível consultar, por exemplo, a primeira edição da revista. A iniciativa é bastante positiva e dá uma forcinha aos curiosos e pesquisadores. Além de reportagens é possível conferir também os anúncios publicitários publicados ao longo das últimas décadas. Vasculhando algumas edições, encontrei alguns anúncios, como o que está abaixo.


Na capa da revista de 1980, uma curiosidade. Foi digitalizada também uma etiqueta. Traz os dados de um provável assinante da Veja na época.