31/08/2009

UFC no ranking das melhores do mundo

A UFC (Universidade Federal do Ceará) aparece na posição de número 503 no ranking das melhores universidades do mundo. Pode significar pouco em princípio, mas a lista inclui 6 mil instituições de ensino superior de todos os continentes, o que significa dizer que a universidade cearense conseguiu espaço no grupo de 10% das insituições com melhor desempenho. Na América Latina, a UFC ocupou a 22ª colocação.

Desde 2004, o ranking (Webometrics Ranking Web of World Universities) é publicado duas vezes ao ano, em janeiro e julho e cobre mais de 17 mil instituições de ensino superior por todo o mundo, segundo o site UOL. A lista final tem cerca de 6.000 universidades e leva em conta a atividade e a visibilidade das instituições. Ele é realizado por uma organização pública espanhola.

A USP foi a universidade brasileira com melhor desempenho, ficando em 38º lugar no ranking mundial e em 1º lugar na América Latina. Na primeira colocação mundial, aparece o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Em seguida, está Harvard e, em terceiro lugar, a universidade de Stanford - as três nos Estados Unidos.

RANKING DAS UNIVERSIDADES
Posição na América Latina / Instituição / Posição no mundo

1 - Universidade de São Paulo - 38
3 - Universidade Estadual de Campinas - 115
4 - Universidade Federal de Santa Catarina - 134
5 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 152
6 - Universidade Federal do Rio de Janeiro - 196
7 - Universidade de Brasília - 204
9 - Universidade Federal de Minas Gerais - 241
10 - Universidade Estadual Paulista - 269
13 - Universidade Federal do Paraná - 352
14 - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro - 354
18 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - 419
19 - Universidade Federal da Bahia - 422
22 - Universidade Federal do Ceara - 503
23 - Universidade Federal Fluminense - 517
24 - Universidade Federal de Pernambuco - 522

Escolas públicas: cartas despertam interesse na leitura e escrita

Alunos de escolas públicas vão participar de um projeto de incentivo à leitura através de cartas. Isso mesmo. Numa época em que as novas tecnologias reiventam a comunicação, a saída para despertar a paixão pela leitura e escrita pode estar numa velha conhecida. A idéia é simples. Estudantes de escolas cearenses vão passar a se corresponder com estudantes de escolas públicas de outros estados através de cartas. Além de um incentivo à escrita e leitura, a iniciativa vai permitir a troca de experiências, o conhecimento de outros hábitos e culturas.

Educação no Ceará é destaque na revista Época

O desempenho dos estudantes cearenses em olimpíadas é tema de uma matéria publicada na revista Época, de 31 de agosto, edição nº 589. No texto, elogios para escolas particulares e uma dura crítica com relação ao ensino público. A publicação diz que "o Ceará simboliza como nenhum Estado o fosso entre escolas públicas e particulares". E ressalta, para provar isso, o desempenho no Enem 2008: 46,45. "Três pontos abaixo da média nacional, que já é considerada muito ruim".

28/08/2009

Encontre Belchior


Fonte: Bombou na Web


Multas, sim!!!!

Poucas coisas são tão irritantes em Fortaleza quanto a falta de educação dos motoristas. Antes que digam o contrário, aviso: amo essa cidade. Agora, voltando ao tema...Egoístas e individualistas, motoristas estacionam nas calçadas, esquinas, nas entradas de garagens. Mais importante parece ser o "conforto" de ter que andar pouco. Não importa se essa postura vai prejudicar pedestres e outros motoristas. Se vai obrigar as pessoas a caminharem pela ruas; se vai causar um grande engarrafamento.

Diariamente, em qualquer lugar da capital, uma cena comum; carros estacionados em áreas proibidas e bem sinalizadas. Falta informação para esses motoristas? Não. Falta respeito com o próximo. As placas de "proibido estacionar" são daquelas mais fáceis de serem reconhecidas. Simplesmente, as pessoas não querem respeitar a legislação de trânsito e quando são multadas surge o coro contras as autoridades responsáveis pela fiscalização de trânsito. Dizem que a AMC, a autarquia municipal de trânsito, só sabe multar, não investe em educação.

Realmente não vejo campanhas para educação de trânsito. Mas um motorista habilitado sabe reconhecer, pelo menos, um placa de "proibido estacionar". Se tem carteira deveria conhecer as placas de sinalização. Acho que a multa é sim um bom remédio e deve ser aplicada sempre quando necessário, ou seja, quando a legislação é desobedecida.

27/08/2009

Teatro do Via Sul pode abrir em outubro

Ainda no segundo semestre de 2009, Fortaleza deve ganhar um novo espaço de cultura e entretenimento com a inauguração do teatro do shopping Via Sul. De acordo com informações da gerência de marketing ao blog Bodega do César, ainda não existe uma data definida para a inauguração, mas existe a previsão de que até o final de outubro o teatro seja inaugurado.

O espaço terá capacidade para receber um público de até 800 pessoas e contará com equipamentos de som digital, luz computadorizada, fosso de orquestra, 5 camarins, distema de maquinário manual, área vip e sistema de vara de luz.

A funerária e o trânsito

A já congestionada rua Pe. Valdevino tem ficado ainda mais congestionada no trecho entre as avenidas Barão de Studart e Rui Barbosa. São inúmeros os carros estacionados em calçadas. Até o posto de combustível virou estacionamento. O fluxo de carros aumentou depois da inauguração de uma funerária no local, a Ethernus. Falo isso porque passo naquele trecho todos os dias. E támbém não precisa ser gênio para concluir que um estabelecimento como esse gera naturalmente um fluxo de veículos. Mas como nem sempre há vagas para todos os veículos, o egoísmo prevalece. Para esses motoristas o que importa é conseguir estacionar o carro, mesmo que isso atrapalhe a vida de outras centenas de pessoas.

26/08/2009

Azul Cargo já opera na capital cearense

A nova unidade da Azul, a Azul Cargo, iniciou suas atividades por quatro cidades: Fortaleza, Salvador, Recife e Campinas. Até o final do ano os outros destinos que integram a malha aérea da companhia contarão com o novo serviço de transporte de cargas.

25/08/2009

Mafalda ganha estátua na Argentina


A personagem Mafalda, dos quadrinhos de Quino, ganhou uma estátua na Argentina. Sentada em um banco de 80 centímetros de altura, a protagonista da tirinha mais popular da Argentina descansará na rua Chile, em San Telmo, onde a história é ambientada, e a poucos metros do local onde vivia seu criador, de acordo com o site Folha on Line. Veja outras esculturas que repousam em banquinhos, só que no Brasil.

24/08/2009

"Jangadeiro on line" de nova cara


O portal "Jangadeiro on line" tem novo design. A página entrou no ar na noite desta segunda-feira, 24 de agosto. Clique aqui e navegue pelo site. Parabéns à turma da Jang pelo trabalho.

'No limite' receberá a visita de telespectadores

Novidade à vista no reality show "No limite". Dois telespectadores serão sorteados para ir à praia cearense que serve de cenário para a disputa e lá conhecer de perto o dia a dia dos participantes. "O que você faria para viver um dia 'No limite'?", pergunta o texto do site oficial do programa (www.globo.com/nolimite). Os interessados devem enviar um vídeo de até cinco minutos retratando um momento da vida em que viveram no limite. Os donos dos melhores registros serão levados ao Ceará para acompanhar por um dia a rotina dos candidatos ao prêmio de R$ 500 mil.

Fonte: O Globo

Ceará contará com mais um centro de transplante

O Ministério da Saúde autorizou o Hospital Geral de Fortaleza, no Ceará, a retirar e transplantar fígado, rins e pâncreas. A unidade contribuirá para o aumento no número desses procedimentos no Brasil. A portaria que autoriza a unidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) neste mês.

O Ceará realizou 739 procedimentos em 2008, contra 627 no ano anterior – o que representa um crescimento de 17,86%. No estado, os órgãos mais transplantados no ano passado foram córneas e rins – que respondem por 87% do total.

No mesmo dia em que o centro cearense foi credenciado, outras 11 unidades — distribuídas nos estados do Acre, Bahia, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais — foram autorizadas em procedimentos como transplante de córnea, fígado, rins e pâncreas, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Fonte: Ministério da Saúde

22/08/2009

Fortaleza entre capitais com pior qualidade de vida

De acordo pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Fortaleza está entre as capitais com piores índices de qualidade de vida. A capital cearense aparece em 23º lugar, a frente apenas de Salvador, Porto Velho, Rio Branco e Macapá.

A pesquisa utilizou informações de três áreas (Educação, Saúde e Emprego e Renda) para elaboração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Fortaleza obteve bom desempenho na área Emprego e Renda, com índice acima da média registrada pelas capitais brasileiras. No quesito Educação obteve seu pior desempenho. Nesse quesito e na área de Saúde a avaliação da cidade ficou abaixo da média geral.

Vitória foi a campeã nacional em qualidade de vida, segundo a pesquisa que utilizou informações de 2006. Veja o ranking completo:

1º Vitória (ES)
2º São Paulo (SP)
3º Curitiba (PR)
4º Belo Horizonte (MG)
5º Florianópolis (SC)
6º Rio de Janeiro (RJ)
7º Campo Grande (MS)
8º Brasília (DF)
9º Porto Alegre (RS)
10º Goiânia (GO)
11º Aracaju (SE)
12º Recife (PE)
13º Natal (RN)
14º Teresina (PI)
15º São Luis (MA)
16º Cuiabá (MT)
17º João Pessoa (PB)
18º Belém (PA)
19º Palmas (TO)
20º Boa Vista (RR)
21º Maceió (AL)
22º Manaus (AM)
23º Fortaleza (CE)
24º Salvador (BA)
25º Porto Velho (RO)
26º Rio Branco (AC)
27º Macapá (AP)

No estado do Ceará, a capital ficou na melhor posição. Veja a lista das cidades com os melhores e piores desempenhos na pesquisa.

1º Fortaleza
2º Eusébio
3º Sobral
4º Maracanaú
5º Juazeiro do Norte
.
.
.
180º Martinópole
181º Parambu
182º Quiterianópolis
183º Potengi
184º Salitre

Pesquisa completa aqui

O (caótico) mundo da informação



Autor: Junião

21/08/2009

Futebol fora das Olimpíadas?

O futebol pode ficar fora dos Jogos Olímpicos já a partir de 2012, quando Londres será a sede. A Fifa analisa essa possibilidade diante do impasse para que os clubes europeus liberem seu jogadores para a disputa da competição. A decisão pode sair ainda em agosto, segundo informações divulgadas pelo site Terra, da Colômbia.

20/08/2009

Ídolos: video com apresentação da cearense Lívia

Confira o vídeo da apresentação da cearense que conquistou os jurados do programa Ídolos e garantiu vaga na próxima fase que será disputada em São Paulo. Lívia, que é travesti, soltou a linda voz e recebeu muitos elogios.

Fortaleza contrata ex-marido de BBB.

Casal teve cenas íntimas expostas na internet

Entre os novos reforços anunciados pelo Fortaleza para disputar o campeonato brasileiro de futebol está o atacante Marcelo de Faria. O jogador, que atuava no Belenense de Portugal, virou uma "celebridade" quando um vídeo em que ele aparece em momentos íntimos com a ex-esposa parou na internet. A "ex" é Maíra, participante do Big Brother Brasil 9 (BBB9).

Travesti cearense conquista jurados do programa Ídolos



Lívia Mendonça, 20 anos, supreendeu positivamente os jurados do programa Ídolos. Ao dizer que nunca havia cantado, ela deu a impressão que seria apenas mais uma iniciante querendo aparecer na TV. Puro engano! Lívia soltou a voz e mostrou um dom vocal natural e um timbre muito peculiar, parecido com o da cantora Maria Bethânia, além da leveza nos gestos e na postura. A segunda surpresa veio com uma entrvista da mãe de Lívia exibida logo após a candidata ser aprovada com três "sim" dos jurados."Espero que Lívia seja reconhecida não pela opção sexual, mas sim pelo talento que tem como cantora", disse a mãe da cantora. Ao deixar a sala de audição, Lívia estava muito feliz e emocionada, principalmente, ao dizer em entrevista a Rodrigo Faro que sua alegria naquele momento deu-se também pelo fato de ser uma travesti que passou pela aprovação dos jurados mais exigentes do Brasil.

Com informações da site da TV Record

Olimpíadas: Rio de Janeiro bem cotado

Segunda a agência de notícias Europa Press, o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar no site de apostas Bwin na corrida para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Chicago (EUA) é a cidade que tem recebido mais apostas. Em último aparece Madri (Espanha). Tóquio (Japão) ocupa a terceira posição. A escolha da cidade que sediará a competição será em 2 de outubro.

Empresa de cuecas de olho nos homens cearenses



Marca brasileira especializada na venda de "underwear" está de olho no mercado de Fortaleza. A UW - Casa das Cuecas que abrir lojas na capital cearense e também em Recife e Salvador. A abertura das novas unidades faz parte dos planos de expansão da marca, que pretende crescer 10% até o final de 2009. “A missão da marca é levar ao público de todas as faixas etárias um estilo único e confortável de usar underwear, com modelos diversos e tecidos de ponta”, disse Izo Levin, diretor de marketing da rede, em entrevista à imprensa. A primeira loja da UW no Nordeste foi inaugurada em Natal, dia 18 de agosto.

Fortaleza: retratos do passado

Garimpando na internet, encontrei fotos de Fortaleza nas primeiras décadas do século passado. Nas duas primeiras a gente vê a região da Praia de Iracema. Aparecem prédios históricos como o Seminário da Prainha, a Alfândega, a sede da Sefaz, o Forte de Nossa Senhora Assunção. Vemos também o quanto a área próxima à Ponte dos Ingleses sofreu com a intervenção humana. Uma enorme área foi aterrada, onde hoje está a Indústria Naval do Ceará. Na terceira foto, uma vista aérea da cidade mostra muitas dunas que hoje já não existem mais.