11/09/2009

Novela termina com audiência surpreendente


Caminho das Índias mostrou como a Globo ainda segue firme na liderança de audiência das noites da TV brasileira. A prévia do Ibope mostrou que o último capítulo da novela alcançou índices recordes nos últimos anos, de acordo com o site O Fuxico.


Assim ficou o placar do Ibope:

Globo – 54 – 79 % de participação
Record – 4
SBT e Rede TV – 2
Band - 1

Jornal Nacional "faz mal" à saúde



"O Ministério da Saúde adverte: ver esse telejornal pode prejudicar a saúde". Bem que essa frase poderia ser transmitida antes das edições no Jornal Nacional. O novo cenário com um globo em movimento tem causado até enjoo nos telespectadores. É o caso da neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Em seu blog, ela diz que sentiu náuseas vendo o programa.

O globo em movimento do cenário é um desafio para quem quer prestar atenção na apresentadora. Suzana adverte a emissora: "tudo o que se move atrai automaticamente a atenção, colocar imagens de pano de fundo em movimento, por mais bacanas e high-tech que sejam, tende a ser um tiro no pé".

Roupa contra paparazzi



As celebridades ganharam uma arma contra as lentes de fotógrafos especializados em seguir os famosos, derrubando qualquer barreira da privacidade. Um professor de design norte-americano deselvonveu um dispositivo que rebate qualquer luz que vem das câmeras, disparando um super-flash. O resultado pode ser visto na imagem acima: uma grande macha branca na foto torna impossível o reconhecimento do rosto da pessoa.

09/09/2009

North Shopping expande negócios para outros estados

O North Shopping Empreendimentos, com sede em Fortaleza, dono de três centros comerciais no Ceará.....Veja nota completa em www.mercadosa.blogspot.com

Bula de remédio precisará ter letra maior

Portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada no "Diário Oficial da União" de hoje (9) estabelece regras para tornar mais claras as informações referentes à quantidade, características, composição, qualidade e preço disponibilizadas nas bulas dos medicamentos.

Uma das normas diz respeito ao tamanho das letras, que terão de ser maiores. Os textos também usarão informações mais claras, linguagem objetiva e conteúdos padronizados. A Anvisa também definiu formas de acesso ao texto dos medicamentos para deficientes visuais.

Da Agência Brasil

É hoje


08/09/2009

Os melhores cursos de Jornalismo do Nordeste

Segundo a avaliação feita pelo "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil", os cursos mais bem posicionados da região nordeste foram a Universidade Federal da Paraíba, as Faculdades Integradas de Patos, a Universidade Potiguar e o Centro Universitário Jorge Amado (Veja lista completa abaixo).

O Ceará teve apenas uma instituição classificada entre as dez melhores: a Faculdade 7 de Setembro. Para avaliar as faculdades, foram utilizados critérios como titulação e experiência profissional do corpo docente, infraestrutura e experiência laboratorial, projeto pedagógico e presença no mercado de trabalho.

Conheça as melhores faculdades de jornalismo do Nordeste

01 - Universidade Federal da Paraíba, UFPB (João Pessoa, PB)
02 - Faculdades Integradas de Patos, FIP (Patos, PB)
03 - Universidade Potiguar, UnP (Natal, RN)
04 - Centro Universitário Jorge Amado, UniJorge (Salvador, BA)
05 - Faculdade Dois de Julho, F2J (Salvador, BA)
06 - Universidade Federal de Alagoas, UFAL (Maceió, AL)
07 - Faculdade Maurício de Nassau (Recife, PE)
08 - Faculdade Social da Bahia, FSBA (Salvador, BA)
09 - Faculdade Sete de Setembro, FA7 (Fortaleza, CE)
10 - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (Campina Grande, PB)

Veja matéria do Portal Imprensa

Hering terá nova loja em Fortaleza

A unidade ficará no Shopping Polo Mega Mix. Veja no blog Mercado S/A

Felipão, o técnico que mais ganha dinheiro no mundo



O brasileiro Luiz Felipe Scolari lidera a lista dos técnicos de futebol que mais ganham dinheiro no mundo, segundo uma matéria publicada no site argentino Clarin.com. Em apenas um ano Felipão ganhou o equivalente a 24 milhões de dólares. Campeão do mundo em 2002 à frente da seleção brasileira, ele dirige atualmente a equipe do Bunyodkor, do Uzbequistão.

CBF desmente redução no número de sedes na Copa

Leia a nota

Não procedem as informações que constam da matéria publicada na Folha de S.Paulo em sua edição de segunda-feira, dia 7 de setembro, com o título "Fifa pode excluir até duas sedes da Copa-14".
Não é verdade que "Executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) podem eliminar até duas cidades antes do fim do ano, reduzindo o total de sedes a dez".
O COL (Comitê Organizador Local) em momento algum admitiu reduzir o número de sedes para 10, nem sequer pensou em tal hipótese. O fato ainda de nenhum dos nove governos estaduais ter lançado o edital de licitação das obras das arenas do Mundial até a última segunda não significa atraso no cumprimento dos prazos exigidos pelo COL.
O importante para o COL é o início das obras para reforma ou construção dos estádios, o que está estabelecido para início de março, e não o lançamento de edital de licitação, que por isso mesmo foi abolido pelo Comitê na sua última reunião, nos dias 19, 20 e 21 de agosto.

07/09/2009

Fifa pode cortar duas cidades da Copa de 2014

A festa pode acabar antes mesmo de começar para pelo menos duas cidades escolhidas como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) podem eliminar até duas cidades antes do fim do ano, reduzindo o total de sedes a dez. O atraso no cumprimento dos prazos exigidos pela Fifa e a desconfiança dos estrangeiros com a saúde financeira dos Estados para bancar as obras são os principais pontos de descontentamento da entidade. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela Fifa (que as aumentou para 12 após pressão da CBF).O número é o mesmo da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Já na África do Sul, local do próximo Mundial, dez cidades abrigarão jogos.

Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em menos de seis meses. Estádios como os de Natal, Recife e Manaus, que foram apresentados apenas em maquetes, também deixam os organizadores temerosos.

Pelo menos duas cidades pretendem construir ""puxadinhos" em seus estádios para abrigar os jogos da Copa. Salvador e Cuiabá apresentaram no mês passado seus projetos com parte da arquibancada sendo desmontada após a realização do campeonato. Os projetos não foram vetados na hora, mas dificilmente deverão emplacar. Nenhum estádio adotou estrutura semelhante nos últimos Mundiais.

06/09/2009

Ceará terá vice-consulado de Portugal

O crescimento da comunidade portuguesa no Brasil no Ceará e o aumento dos fluxos turístico e econômico justificam a instalação de um vice-consulado, disse à Agência Lusa o vice-cônsul, Francisco Neto Brandão.O vice-consulado, que substitui o consulado honorário, está em fase de instalação e foi decidido como parte da reestruturação consular levada a cabo pelo Governo.

O Ceará é o segundo Estado brasileiro em número de empresas portuguesas instaladas, nas áreas de hotelaria, energia renovável, imobiliária e de pequenas indústrias, por exemplo.Em dez anos, os portugueses investiram cerca de R$ 360 milhões no Ceará, dentro de um total de aporte externo na ordem dos R$ 1,3 bilhão.

Fonte: Agência Lusa

Semam cala o Dragão do Mar

FORTALEZA - O Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, teve sua programação interrompida na noite deste sábado. Por volta das 19h40m, dois fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), acompanhados de policiais, exigiram a suspensão do uso de equipamento sonoro nas atividades culturais que aconteciam no Espaço Rogaciano Leite Filho e na Arena Dragão do Mar.

Os bares do entorno, como Chopp do Bixiga e Alma Gêmea, que utilizavam som ambiente, também tiveram que suspender as programações de música ao vivo. O Amicis exibiu o jogo do Brasil sem áudio.

A população, que assistia a um show de dança no Espaço Rogaciano Leite Filho vaiou a atitude. Na Arena Dragão do Mar, que fica embaixo do planetário, os grupos de hip-hop também manifestaram descontentamento com a retirada dos equipamentos de som.

Os fiscais da Semam lavraram um auto de constatação com valor de embargo, alegando que o centro cultural infringia as leis federal e municipal de crimes ambientais e não possuía autorização especial para utilização de equipamento sonoro.

Matéria do O GLOBO, veja aqui completa

O mesmo caminho

Os dois maiores jornais cearenses tiveram a mesma idéia para falar dos últimos capítulos da novela "Caminho das Índias", da Rede Globo. Veja a capa dos cadernos Buchicho (O Povo) e Zoeira (Diário do Nordeste) de hoje, domingo, 6 de setembro.

05/09/2009

Billboard no Brasil




Será lançada em 10 de outubro a versão brasileira da revista Billboard, legendária publicação musical norteamericana responsável pelos principais rankings de músicas e artistas dos EUA. No Brasil, a revista terá periodicidade mensal e será direcionada aos aficcionados por música. Especula-se que a primeira capa terá ninguém menos que Roberto Carlos. (da Isto É Dinheiro)

04/09/2009

Segure a respiração: projeto quer liberar carros a diesel

Projeto de autoria de um senador capixaba (Gerson Camata - PMDB) que permitir a venda de veículos leves com motor a diesel. O combustível é mais poluente que a gasolina e o álcool, porém faz mais quilômetros por litro. Isso o tornaria uma alternativa mais "ecológica", de acordo com o senador. Se a proposta for aprovada, carros, utilitários, furgões e picapes poderão sair de fábrica com motores a diesel. Mesmo que esteja havendo uma melhoria no diesel vendido no país, com aumento de exigência no nível de poluição, tem muita gente torcendo o nariz pra idéia.

Caminhão com porta aberta provoca acidente

Fortaleza - Um caminhão que trafegava, ontem (quinta-feira 3/9), na avenida Raul Barbosa, com uma das portas da carroceria aberta provocou a queda de um ciclista. O homem que guiava a bicicleta teve que pular para não ser atingido pela porta e acabou com arranhões e pelo menos uma fratura. Bom registrar que ao perceber o que ocorreu o motorista do caminhão ofereceu socorro.

Obras urgentes

A avenida Raul Barbosa é completamente insegura, não só por conta dos frequentes assaltos. É por causa do trânsito mesmo. Além dos engarrafamentos que ocorrem a toda hora do dia, há um fluxo intenso de caminhões que saem e chegam ao Porto do Mucuripe e à BR-116. A avenida também recebe muitos ciclitas. Não há espaço para esse fluxo.

Por diversas vezes presenciei acidentes com caminhões. Há registros de veículos que tombaram com o peso dos conteineres. Na subida do viaduto da BR-116 uma curva é armadilha para os caminhoneiros desavisados. Os jornais locais já mostram vários acidentes no local.

Ah, ali também não existe ciclovia. Alô, alô governantes!!!!!!

Cursos universitários com desempenho mediano no Ceará

No Enade 2008, 35,1% dos cursos avaliados no Ceará obtiveram nota 3, numa avaliação com pontuação que vai de 1 a 5 - sendo que 1 e 2 são considerados desempenhos insatisfatórios. O Enade é aplicado todos os anos a graduações de diferentes áreas do conhecimento. Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para matemática ocorreu em 2008, ele só será repetido em 2011.


O Estado que obteve mais cursos com conceito máximo (5) no Enade 2008 foi o Rio de Janeiro, com 8,58% das graduações avaliadas. Depois do Rio vêm Acre (8%), Rio Grande do Norte (7,37%), Minas Gerais (6,9%), Rio Grande do Sul (6,23%), Espírito Santo (4,79%), Distrito Federal (4,7%), Paraná (4,11%), Ceará (3,97%) e Santa Catarina (3,76%). No total, dentre os mais de 7 mil cursos avaliados, apenas 4% tiveram a melhor nota.


Veja no infográfico do UOL o desempenho cearense:

02/09/2009

Claudia Leitte grava No Limite

Claudia Leitte veio ao Ceará para gravar participação no reality show No Limite. A cantora fará um show curto, com cerca de quatro músicas, para os participantes da competição. É provável que a apresentação de Claudia seja para todos os concorrentes e não para um grupo específico.

Seria uma boa idéia, se....


Propaganda da Unimed esquece de cuidar da mensagem. Essa eu encontrei no blog "Gente de Mídia", do querido Nonato Albuquerque.

Novela "Tititi" será refilmada na Globo

Sucesso dos anos 80, "Tititi" voltará em forma de "remake". Escrita originalmente por Cassiano Gabus Mendes, a novela mostrava a guerra de egos entre Victor Valentin e Jacques Leclair - codinomes de Ariclenes Almeida e André Spina, personagens de Luiz Gustavo e Reginaldo Faria.Programada para entrar no ar no horário das sete depois de "Bom Dia, Frankenstein", a trama será adaptada por Maria Adelaide Amaral e terá Cássio Gabus Mendes - filho de Cassiano e sobrinho de Luiz Gustavo - no papel de Victor. Do UOL

01/09/2009

Caixa Cultural de Fortaleza somente em 2010

O centro cultural que a Caixa Econômica implanta em Fortaleza só deve ser inaugurado em 2010, como informa a Caixa Cultural. Além da capital cearense, Recife e Porto Alegre também receberão uma unidade cada no próximo ano, juntando-se a Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo que já possuem equipamentos semelhantes.

A Caixa Cultural de Fortaleza ficará na Praia de Iracema, no prédio da antiga Alfândega, onde já funcionou uma agência do banco estatal.

Mesbla volta com site na internet



Exclusivo. Há alguns meses planejando o retorno, a Mesbla está prestes a voltar ao mercado através da internet, como havia noticiado o blog há alguns meses. O primeiro passo já foi dado. Está no ar o site da empresa, como mostra a imagem reproduzida nesta terça-feira, 1.º de setembro. A Mesbla está de olho no público feminino, o que pode ser percebido pelo slogan: "A loja da mulher pontocom".

O site não informa quando as vendas começam. Diz apenas: "Em breve, a mulher brasileira terá aqui um espaço exclusivo com tudo que ela precisa e merece". Acesse e confira: http://www.mesbla.com.br/