15/04/2009

Ceará entre estados com maior número de homossexuais assassinados

Com sete homicídios registrados em 2008, o Ceará aparece entre os dez estados brasileiros com maior número de assassinatos de homossexuais, de acordo com levantamento anual feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). Em todo o Brasil foram registrados 190 casos de assassinato, um crescimento de 55% em relação a 2007.

Pernambuco encabeça a lista de estados mais perigosos para gays, lésbicas e travestis. Lá ocorreram 27 homicídios, o que significa mais de dois crimes desse tipo praticados por mês. Em seguida vem a Bahia, com 24 casos, e São Paulo, com 18. O Ceará ficou em oitavo lugar neste triste ranking.

Segundo a pesquisa do GGB, o Nordeste é a região mais perigosa: um gay nordestino corre 84% mais risco de ser assassinado do que no Sudeste/Sul. Predominam entre as vítimas as travestis profissionais do sexo, cabeleireiros, professores, ambulantes. Gays são mais assassinados dentro de casa a facadas ou estrangulados, enquanto travestis são executadas na rua a tiros. Quanto aos assassinos, 80% são desconhecidos, predominando garotos de programa, vigilantes noturnos, 65% menores de 21 anos.

O Brasil é o campeão mundial de crimes homofóbicos, 190 homicídios em 2008, seguido do México com 35, Estados Unidos com 25. Em países vizinhos ao nosso, o número é bem inferior: 15 no Peru e 4 na Argentina. No Chile não houve um caso sequer.

Veja mais no site do GGB

Nenhum comentário: