01/04/2009

Seu Canelinha, o Mercado e o abandono da Aerolândia


“Já fizeram cerca de 30 projetos e nenhum foi executado”, Raimundo Sebastião da Costa, em entrevista à imprensa em agosto de 2008.

Reproduzo aqui texto publicado na página "Fala Cidadão" do jornal O POVO desta quarta-feira, 1/4. É uma pequena reflexão sobre o abandono da Aerolândia, local onde viveu Raimundo Sebastião da Costa, o Seu Canelinha. Mais antigo comerciante do mercado do bairro, ele nos deixou no último final de semana. De família grande (incluindo a mim, como neto) e muitos amigos, Canelinha era daquelas pessoas que se transformaram numa verdadeira personalidade.


O POVO
Seu Canelina
WANDERSON CÉSAR SANTOS DA COSTA - Fortaleza - CE

O mais antigo comerciante do Mercado da Aerolândia morreu no último final de semana. Seu Canelinha, 92 anos, partiu sem ver a inúmeras vezes anunciada reforma do Mercado. E ele esperou bastante por isso. Infelizmente, testemunhou o que não queria: um bairro completamente abandonado pelo poder público e transformado em sinônimo de violência.

Na noite em que amigos se despediam do comerciante, um jovem era assassinado quando tentava assaltar um motorista. A Aerolândia não precisa apenas de mais policiais, nem de cercas. Precisa de moradias, de escolas, de áreas de lazer, de atendimento digno de saúde, de trabalho para os moradores.


MAIS

Em algumas ocasiões, Canelinha falou à imprensa sobre a situação do mercado. Abaixo estão links para duas matérias:

2 comentários:

LuTTy disse...

Wanderson, aqui é a Luciana, da PR (PRE).
Não sabia que vc tinha um blog, e ainda mais que era filho da Aerolândia tb!!!
Realmente um absurdo a situação de abandono do bairro, que é bom, mas tá totalmente ilhado pela violência das adjacências.
Acho que a minha mãe já tinha me falado do seu avô...
Abraços e parabéns pelo blog. É bem legal!
LuTTy

Leonardo disse...

Apesar de morar em outras cidades, a exemplo de Belém do Pará e João Pessoa na Paraíba, todos os anos, no dia 19 de janeiro, sempre fiz questão de estar em Fortaleza para comemorar o aniversáro de um grande amigo. Reuníamos: eu, Franciné( o homem dos ovos), Raimundo Leiteiro, o saudoso César(seu filho) e outros. Às vezes no Bar da Loura, outras na residência do Canelinha.
Um homem culto ditaticamente, brincalhão, exemplar amigo e pai de família.

João Leonardo(advogado)