28/08/2009

Multas, sim!!!!

Poucas coisas são tão irritantes em Fortaleza quanto a falta de educação dos motoristas. Antes que digam o contrário, aviso: amo essa cidade. Agora, voltando ao tema...Egoístas e individualistas, motoristas estacionam nas calçadas, esquinas, nas entradas de garagens. Mais importante parece ser o "conforto" de ter que andar pouco. Não importa se essa postura vai prejudicar pedestres e outros motoristas. Se vai obrigar as pessoas a caminharem pela ruas; se vai causar um grande engarrafamento.

Diariamente, em qualquer lugar da capital, uma cena comum; carros estacionados em áreas proibidas e bem sinalizadas. Falta informação para esses motoristas? Não. Falta respeito com o próximo. As placas de "proibido estacionar" são daquelas mais fáceis de serem reconhecidas. Simplesmente, as pessoas não querem respeitar a legislação de trânsito e quando são multadas surge o coro contras as autoridades responsáveis pela fiscalização de trânsito. Dizem que a AMC, a autarquia municipal de trânsito, só sabe multar, não investe em educação.

Realmente não vejo campanhas para educação de trânsito. Mas um motorista habilitado sabe reconhecer, pelo menos, um placa de "proibido estacionar". Se tem carteira deveria conhecer as placas de sinalização. Acho que a multa é sim um bom remédio e deve ser aplicada sempre quando necessário, ou seja, quando a legislação é desobedecida.

Nenhum comentário: