07/09/2009

Fifa pode cortar duas cidades da Copa de 2014

A festa pode acabar antes mesmo de começar para pelo menos duas cidades escolhidas como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, executivos da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local) podem eliminar até duas cidades antes do fim do ano, reduzindo o total de sedes a dez. O atraso no cumprimento dos prazos exigidos pela Fifa e a desconfiança dos estrangeiros com a saúde financeira dos Estados para bancar as obras são os principais pontos de descontentamento da entidade. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela Fifa (que as aumentou para 12 após pressão da CBF).O número é o mesmo da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Já na África do Sul, local do próximo Mundial, dez cidades abrigarão jogos.

Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em menos de seis meses. Estádios como os de Natal, Recife e Manaus, que foram apresentados apenas em maquetes, também deixam os organizadores temerosos.

Pelo menos duas cidades pretendem construir ""puxadinhos" em seus estádios para abrigar os jogos da Copa. Salvador e Cuiabá apresentaram no mês passado seus projetos com parte da arquibancada sendo desmontada após a realização do campeonato. Os projetos não foram vetados na hora, mas dificilmente deverão emplacar. Nenhum estádio adotou estrutura semelhante nos últimos Mundiais.

Nenhum comentário: